Você está vendo: Gato

Vermifugação gato: saiba como fazer 

Diarreia e vômito podem ser sinais de parasitas nos bichanos, o que torna necessária a vermifugação do gato. Mas o assunto é delicado: quando e como oferecer a proteção contra vermes ao seu amigo de quatro patas, que pode mostrar-se bastante arredio?

Confira algumas dicas, as verminoses mais comuns e a importância do tratamento correto.

Vermífugo para gato filhote 

Apesar dos sintomas de verme em gato filhote serem semelhantes aos dos adultos, os jovenzinhos ainda não têm uma imunidade madura. Eles podem sofrer de desidratação causada por diarreia, vômito ou fezes amolecidas.

A vermifugação de gatos recém nascidos pode ser feita a partir dos 15 dias de vida, de acordo sempre com o peso do peludo. Ela deve ser repetida após 15 ou 21 dias, de acordo com a orientação do veterinário.

Para prevenir uma verminose em gato filhote, é importante vermifugar a gata prenha com algum medicamento específico e de acordo com as orientações do médico veterinário. Assim, as chances do animal nascer com um parasita diminuem. O próprio recém nascido deve receber o vermífugo, mesmo que não apresente nenhum sintoma.

O ambiente também deve ser mantido limpo: a caixa de areia deve ser trocada com frequência e o animal não deve ter contato com a rua.

Como vermifugar gatos

Existem vermífugos em comprimido, líquidos ou de uso tópico, que são aplicados na nuca do animal. A escolha do medicamento correto deve ser feita pelo médico veterinário.

Sabemos que os gatos podem ser bastante arredios e, para ajudar na hora de administrar o vermífugo, algumas marcas oferecem aplicadores de comprimidos.

Outras técnicas podem ser úteis, como enrolar o gato em uma toalha para que ninguém se machuque no procedimento. 

Tipo de verme de gato

Entre os vermes que costumam infectar os amigos de quatro patas, existem alguns mais comuns, como:

  • Lombriga: talvez um dos mais populares, é o nome dado a um grupo diverso de espécies de vermes planos, como o Toxocara, e a contaminação se dá por meio de larvas;
  • Tênia: as espécies que mais infectam os bichanos são o Echinococus e o Dipylidium Caninum. Um dos sintomas mais comuns é a presença de partes do corpo da tênia nas fezes do pet;
  • Giárdia: ela é menos agressiva nos gatos, mas pode ser transmitida para humanos. É um parasita intestinal que causa diarreia;
  • Ancilóstomo: pode ser transmitido ainda dentro do útero e pode gerar casos graves de infecção.

Agora que você conhece como funciona a vermifugação de gato, que tal cuidar do seu amigo de quatro patas?