Você está vendo: Não categorizado
Enriquecimento ambiental para cães e gatos: como funciona
É imperativo: quem quer oferecer ao pet uma vida feliz precisa implementar de alguma maneira técnicas de enriquecimento ambiental em casa. A prática, que envolve diferentes estratégias possíveis para entreter e possibilitar que o animal viva de forma mais próxima dos seus instintos naturais, trazendo bem-estar ao peludo.
Os resultados são visíveis: diminuição do estresse, da ansiedade e até de comportamentos agressivos. Ficou curioso? Saiba como colocar em prática alguns desses truques.
Enriquecimento ambiental para cachorro
Acredite, os mercados voltados para pets estão repletos de produtos auxiliadores de enriquecimento ambiental para o lar, mesmo que você não tenha percebido.
Um objeto encontrado com facilidade, por exemplo, são os brinquedos interativos para cães, que exigem que o pet tenha um esforço físico e mental para alcançar uma recompensa.
É o caso das bolas com reservatórios de comida, que possuem buraquinhos preenchidos pelo tutor por petiscos ou outro tipo de alimento, como Max Patê. Mas, por envolver alimentos, lembre-se de higienizar após o uso.
As cordas e brinquedos de puxar são outras boas opções, desde que seguras, assim como mordedores e brinquedos de quebra-cabeça.
Esse tipo de atividade mantém o animal entretido e, principalmente, estimulado por horas, espantando o tédio, a frustração e até ajudando com a depressão canina.
Enriquecimento ambiental para cães caseiro
Uma boa notícia é que não é preciso gastar dinheiro para entreter o seu cão em casa com brinquedos de enriquecimento ambiental.
Materiais encontrados em casa podem servir para criar objetos que trazem o mesmo efeito de forma simples, prática e barata, um verdadeiro enriquecimento ambiental caseiro para cães.
Uma garrafa pet, por exemplo, pode tornar-se um brinquedo com reservatório de alimento. Basta lavá-la, tirar o seu rótulo e colocar um pouco de comida, como um petisco, dentro do objeto, com a tampa aberta para que os grãos saiam.
Outra atividade fácil e prática envolve dobrar uma ponta de um rolo de papel higiênico ou de papel toalha e colocar grãos de alimento ali dentro, gerando o mesmo tipo de estímulo. Essa brincadeira pode até ser realizada com uma toalha! Basta colocar o alimento espalhado sobre a superfície e dobrá-la ou enrolá-la.
É preciso, no entanto, supervisionar o pet durante essas interações e tirar o objeto de perto quando a brincadeira acabar ou retirar assim que notar que o seu amigo de quatro patas está tentando ingerir o material utilizado.
Enriquecimento ambiental para gatos
Com o mesmo propósito, o enriquecimento ambiental para gatos inclui outros estímulos. Os brinquedos voltados aos peludos podem conter penas, bolas ou sinos internos, que remontam a comportamentos naturais dos bichanos.
Outros objetos recomendados são arranhadores e postes para escalar, que ainda podem proteger o sofá da sua casa da destruição.
Aliás, já que o animal vai escalar, por que não colocar esconderijos e camas elevadas para ele observar o ambiente ao redor? Esse é um excelente estímulo ao comportamento natural do pet, evitando que ele desenvolva ansiedade.
As bolinhas dispensadoras de alimento também são bem-vindas! Elas combinam a alimentação dos gatos com estímulos para a mente e o comportamento de busca do bichano.
Esperamos que tenha gostado dos tipos de enriquecimento ambiental que podem favorecer a qualidade de vida de cães e gatos. Lembre-se que a interação com os tutores também é fundamental para que os peludos vivam felizes. Bons cuidados com o seu amigo de quatro patas!