Você está vendo: Não categorizado

Benefícios da taurina na alimentação do gato

Um nutriente essencial para que o gato consiga enxergar bem e para manter o seu coração saudável: esta é a taurina, aminoácido que faz a diferença no bem estar do seu amigo de quatro patas.

Conheça melhor este componente e como ele pode beneficiar o bichano.

O que é a taurina?

Acredite: a taurina é um dos aminoácidos mais abundantes nos tecidos e fluidos biológicos, mas está presente, principalmente, na musculatura cardíaca, na musculatura esquelética, no sistema nervoso central e na retina.

Esse nutriente é tão importante para a saúde dos gatos porque o animal não é capaz de produzi-lo na quantidade que precisa. Assim, a ingestão de alimento com a taurina é essencial para que o gato viva bem e saudável.

Por isso, a alimentação de gatos com comidas caseiras pode ser problemático para a saúde deles se certos cuidados não forem tomados, já que as doses de taurina não estão garantidas nessas composições.

Também é o motivo de por que não é recomendado dar ração de cachorro para gato, já que não contém a concentração adequada desse nutriente para atender às demandas diárias dos bichanos.

A taurina contribui para a saúde do coração

O coração é um dos órgãos mais afetados pela deficiência de taurina, já que a falta do nutriente leva a um desbalanceamento celular de cálcio. Isso faz com que o coração relaxe e perca força, e pode gerar uma cardiomiopatia dilatada.

A taurina ajuda o pet a enxergar melhor

Nos olhos, a falta de taurina também pode ser facilmente percebida. Com o tempo, a retina dos bichanos sofre uma degeneração progressiva de estrutura de função e, a longo prazo, pode levar à perda irreversível da visão do gato caso não seja tratada.

Complicações da falta de taurina

O pior é que a deficiência de taurina não afeta apenas essas duas partes do corpo. Em geral, o nutriente impacta outras questões de saúde do gato, como:

  • Formação de agregados plaquetários, aumentando o risco de ocorrência de tromboembolismo;
  • Malformações congênitas e até mesmo morte fetal no caso de gatas grávidas;
  • Anormalidades no desenvolvimento de gatos jovens, com uma diminuição na taxa de crescimento.

Agora que você conhece a importância da taurina para a saúde dos bichanos, que tal investir em um alimento Premium Especial como a Max, com doses balanceadas do nutriente?