Você está vendo: Cão
Como cuidar da pneumonia canina
A pneumonia canina é uma doença que deve ser tratada assim que surgir os primeiros sintomas, pois se trata de uma inflamação dos brônquios e pulmões do seu animalzinho de estimação e pode oferecer sérios riscos a sua vida.
Como saber se o cachorro está com pneumonia?
A pneumonia em cães costuma aparecer depois de uma doença mais simples, que promove uma queda da imunidade do animal. Muitas vezes, ela é confundida com uma gripe em cachorro, por isso, se torna importante saber identificar os sintomas da pneumonia em cães para procurar ajuda de um médico veterinário. Alguns deles são:
- Cachorro tossindo
- Febre canina
- Desidratação
- Dificuldade para respirar
- Cachorro sem apetite
- Boca e língua com tonalidade azulada
- Vômitos e engasgos.
Como saber se o cachorro está com gripe?
Os sintomas da gripe canina são parecidos com os nossos quando estamos com gripe. Uma vez exposto ao vírus, leva em torno de 2 à 5 dias para se instalar no organismo e o pet apresentar sintomas como:
- Espirros;
- Tosses;
- Diarreia;
- Mal-estar;
- Secreção nasal;
- Febre.
Como saber se o cão está com febre?
A temperatura normal dos cães varia entre 37,5°C a 39,5°C, se estiver abaixo ou acima disso, é bom ficar alerta e procurar um veterinário. Temperaturas acima de 40°C indicam perigo e caso de emergência, pois pode ser fatal. Mas como saber se o cão está com febre? Fique de olho nos seguintes sintomas:
- Perda de apetite;
- Mal-estar;
- Sonolência;
- Olhos opacos;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Tremores no corpo.
Além da baixa imunidade, o agravamento de certas doenças também leva à pneumonia canina, como a tosse dos canis(Traqueobronquite Infecciosa Canina) e o vírus da cinomose. Outros fatores, como a contaminação por bactérias, vírus e protozoários, podem ser destacados. É mais comum o aparecimento desta doença em cães idosos, cães de pequeno porte e nas raças Pequinês, Poodle Toy, Yorkshire, Chihuahua e Lulu de Pomerania.
Sintomas da pneumonia canina
Quanto mais cedo a pneumonia em cães for diagnosticada e o tratamento iniciado, melhor para a recuperação do animal, por isso, preste atenção aos sintomas para conseguir identificar a doença e buscar um tratamento:
- Dificuldade para respirar;
- Cachorro tossindo;
- Corrimento nasal;
- Cachorro sem apetite;
- Desidratação;
- Latidos roucos;
- Febre canina;
- Boca e língua com aparência azul;
- Vômitos e engasgos.
Tratamento para pneumonia canina
É importante destacar que apenas um veterinário pode dar o diagnóstico preciso por meio de exames clínicos e laboratoriais. O tratamento para pneumonia canina depende do agente causador e do estágio da doença. Pode-se receitar anti-inflamatórios, diuréticos, expectorantes, antibióticos, reposição de líquidos e, em alguns casos, pedem até mesmo a internação.