Você está vendo: Cão
DEPRESSÃO CANINA – SINTOMAS E TRATAMENTO
Sim, os animais de estimação são sencientes, ou seja, têm emoções e, por isso, também podem desenvolver problemas psicológicos, como a depressão.
O QUE CAUSA?
O quadro psicológico depressivo pode ser desencadeado por gatilhos. Dessa forma, o estresse, mudanças bruscas na vida de um pet, como morte de um membro da família, chegada de um outro animal e alguns tipos de doenças podem dar margem para o comportamento depressivo.
COMO IDENTIFICAR?
É comum que, após uma atividade física mais intensa, como corrida ou brincadeiras, seu pet não queira mais brincar e nem comer. Mas é preciso ficar atento se esse comportamento é temporário – normalmente, esse “cansaço” dura apenas algumas horinhas – ou se já se tornou algo permanente. Se for o segundo caso, é preciso ter mais atenção e consultar um especialista, pois pode ser um sinal depressão canina.
A observação é a melhor forma de tentar identificar o que pode ter gerado este quadro de depressão, até mesmo para que seja mais facilmente identificado pelo Veterinário, para que possa tomar as medidas necessárias para o tratamento do transtorno.
CONHEÇA ALGUNS SINTOMAS
- Isolamento;
- Cachorro apático;
- Cachorro não quer comer;
- Cachorro não quer brincar;
- Tristeza profunda;
- Não aceita o toque;
- Mudança brusca de comportamento;
- Perda de apetite;
- Morder as patas e o rabo;
- Lamber muito nariz, se coçar frequentemente ou bocejar demais;
- Choro constante.
COMO CURAR?
Passar mais tempo com seu cachorro e levá-lo para brincar colabora bastante para curar a depressão do animal. Entretanto, muitas vezes a depressão canina tem raízes mais profundas, nesse caso o veterinário pode optar por ministrar doses de algum remédio, como antidepressivos ou florais.
Cuide da saúde de quem você ama. Consulte, um Veterinário.