Você está vendo: Gato
Como acabar com o carrapato em gatos?
Um passeio no parque, uma saidinha de casa ou a visita de um animal infectado podem atrair carrapato em gatos. Esse é um problema de saúde que deve ser tratado rapidamente, pois tira a qualidade de vida do seu animal de estimação e ainda pode causar complicações. Além da coceira e desconforto, os parasitas que causam a doença podem transmitir zoonoses fatais, tanto para os gatos quanto para nós.
Dentre as principais patologias transmitidas pelo carrapato — chamadas de doença do carrapato — estão a febre maculosa, erlichiose, babesiose e borreliose. Doenças graves que podem ser evitadas com alguns cuidados para acabar com os carrapatos rapidamente.
Como saber se o gato tem carrapato?
Os carrapatos são aracnídeos com corpo em formato oval, possuem oito patas e cabeça bem-pequena que ficam dentro do corpo do felino para sugar seu sangue. Diferentemente do que muitos pensam, não é simples identificar um carrapato — a menos que ele tenha se alimentado com bastante sangue e apresente o corpo grande e inchado.
A saliva do carrapato possui propriedades anestésicas, por isso o animal não se coçará quando o parasita se instalar; isso dificulta ainda mais a identificação do problema logo no início. A coceira aparece quando o efeito anestésico cessa.
A presença de carrapatos no animal também pode ser identificada pela marca da picada, que é vermelha e apresenta uma inflamação.
Como é que o carrapato nasce?
O carrapato tem um ciclo de vida que envolve quatro estágios: ovo, larva, ninfa e adulto. O acasalamento entre o macho e a fêmea ocorre na superfície da pele do hospedeiro. Assim que a fêmea cai no solo, pode colocar entre 3.000 a 5.000 ovos — e se alimentam sempre de sangue, algo que raramente os machos fazem.
Como identificar doença do carrapato no exame de sangue?
A doença do carrapato pode ser identificada através do exame SNAPP 4 DX. Com uma pequena amostra de sangue do animal, é possível identificar se o pet é positivo para 4 tipos de doenças transmitidas por carrapatos e mosquitos.
O procedimento costuma ser bem rápido e fácil de ser realizado por um profissional. Caso o resultado dê positivo, o veterinário orienta sobre a melhor forma de tratamento para cada caso.
Como eliminar o carrapato do gato?
Para acabar com os carrapatos no seu gato é preciso remover todos os parasitas que estão no corpo do animal e administrar a medicação correta. Apenas um médico veterinário pode fazer isso. Muitas pessoas tiram os carrapatos em casa de forma improvisada, mas isso é um risco ao animal; pois se não for feito da maneira correta, poderá causar infecções.
Outro cuidado é manter o ambiente limpo, quintal e jardim com grama cortada e evitar a entrada de animais estranhos em casa.
Como prevenir o carrapato em gatos
A melhor forma de cuidar do gatinho para evitar os efeitos nocivos da doença do carrapato é investindo na prevenção. O verão e a primavera são as estações em que as parasitoses mais atacam nossos bichinhos, pois a reprodução do carrapato é acelerada pelo clima quente e úmido. Por isso, atenção redobrada nesses períodos.
Evite passear com o gato em locais com grande circulação de animais e, sempre que voltar para casa, tenha o cuidado de fazer uma inspeção por todo o corpo do pequeno, tendo atenção atrás das orelhas, pescoço e entre os dedos. Esse é um bom momento para fazer a escovação do felino, principalmente no caso de gatos de pelos longos.
Cuidar do ambiente onde o bichano vive também é fundamental; assim eliminará as chances de ter, em casa, um ambiente favorável para o desenvolvimento dos parasitas.
Uma das formas mais eficientes de prevenção da doença do carrapato é usando carrapaticidas. Para encontrar o melhor para seu companheiro é fundamental pedir a orientação de um veterinário.
Gato coçando e perdendo pelos. O que pode ser?
Notou que seu gato tem se coçado muito e está perdendo pelos? É bom ficar em alerta pois são sinais de doença de pele. Alguns exemplos são:
- Infecções fúngicas.
- Doença do carrapato.
- Ácaros no ouvido.
- Alopecia felina.